sexta-feira, maio 29, 2009

FIMT: Festival de Inverno Marcelo Torca.

Hoje há a necessidade de fazer música para ver e ouvir, o vídeo é uma realidade que não pode ser negada, algo diferente do tempo de Johann S. Bach e Vivaldi, onde para se ouvir uma música era necessário saber tocar ou ir ao teatro ou igreja, em apresentações musicais não havia tanto apelo ao visual, tanto que é comum na Música Clássica estar bem vestido e se preocupar mais com a técnica a ser executada. Isso está mudando, tanto que já há vídeos com interpretações de orquestras onde há uma preocupação em trabalhar a linguagem visual.É um campo a ser explorado, já que um vídeo não consegue substituir uma apresentação ao vivo, uma linguagem visual compensa essa ausência. Neste festival, há uma abertura para a divulgação de vídeos de Música Clássica, também abre espaço para declamação de poesias com fundo musical de Música Clássica.
A linguagem musical não pode ficar restrita ao som, como também é necessário fazer parcerias com outras artes, assim consegue atingir um público maior e de várias tendências, contribuindo com ideias e criatividade, fortalecendo caminhos diversos e amplos.Venha participar deste festival! A música no inverno soa bem, é aconchegante e primorosa. O inverno de Pauliceia, Brasil não é tão rigoroso, permitindo ficar mais confortável, isso é uma vantagem pois as mãos dos músicos não dão tanto trabalho para aquecer, isso facilita o desenvolvimento musical.A Música de Câmara fica mais forte, o espaço é adequado a esta formação, é um lugar propício para o desenvolvemento e audição das obras musicais de Câmara, onde pode-se também interagir com o público. É fundamental que o músico de hoje escreva partituras, isso significa conseguir manter a música viva. Tocar a música ao vivo é outra forma de conquistar públicos diferentes e mostrar com detalhes a maneira da execução, com esta mentalidade este Festival de Inverno abre espaço para apresentações musicais da Música Clássica, ajudando a divulgar a música tocada e a música escrita.
Com a internet é muito rápido enviar uma música para qualquer parte do mundo, mas aidna não é tão fácil qualquer pessoa viajar por qualquer parte do mundo, talvez algum dia seja possível viajar como os e-mails, mas no momento isso não é possível. Apresentar a partitura neste festival é levar ao conhecimento de público, compositores distantes da cidade do evento, essa é uma boa vantagem.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada

Informações sobre a MACRISAN

Espaço para a arte e cultura, onde são ministradas aulas de música: teclado; piano; guitarra; violão; viola caipira; cavaquinho; bandolim; baixo; bateria; flauta-doce; canto. São realizados projetos musicias: Ensaios de Bandas; Grupo Instrumental; Piano Musical; Gravação de MP3.

GRUPO INSTRUMENTAL.

É um projeto desenvolvido pelo músico e compositor Marcelo Torca (Marcelo M. Torcato), onde procura dar ênfase a Música Brasileira Instrumental, interpretando os seus nomes já conhecidos, como também abrindo espaço para novos nomes, novos compositores e arranjadores.

Fundado em 05 de Julho de 2005, realiza seus ensaios no prédio da MACRISAN, cidade de Paulicéia/SP, todas às sextas, de manhã das 09:00 às 10:00horas. À Tarde das 13:30 às 14:30horas e das 14:30 às 15:30horas. Sua grade é composta: 01 flauta-doce soprano; 01 flauta-doce contralto; 01 bandolim; 01 cavaquinho; 02 guitarras; 01 violão; 01 viola caipira; 01 baixo elétrico; 01 teclado; 01 acordeão (80 baixos); 01 piano; 01 bateria; 03 percussão.

Os instrumentos de percussão disponíveis: atabaque; ganzá; triângulo; pandeiro; pandeiro meia-lua; tamborim; afouxé. A bateria é composta por: bumbo(drum); caixa(snare drum); 2 tons; 1 surdo; prato de choque ou chimbal; prato ride; prato splash.

Aceita trabalhos musicais de compositores dentro da grade exposta acima, não é necessário estar completa, assim como, poderá ser feito um arranjo para completar a grade, caso aceite.

Para participar do grupo, basta fazer a inscrição, tanto como compositor, arranjador ou intérprete. Para a inscrição basta informar nome completo, endereço completo, o instrumento(intérprete) ou se é compositor ou arranjador, e enviar um correio eletrônico para: marcelotorca@abcrede.com.br ou moralesmp3@gmail.com, tendo no assunto: GI. Ou entrar em contato direto na MACRISAN, cujo endereço e informações estão acima.

O repertório tem como preferência a Música Brasileira Instrumental: Baião; Bossa-Nova; Samba; Caipira; Côco; Xote; Toada; Forró; Choro; Rock(identidade brasileira). Também há espaço para Música Internacional Instrumental, Folclóricas(desde que sejam instrumentais). Em especial a Música Iberoamericana, onde há a valorização da cultura da língua portuguesa e espanhola na música.

Apresentam-se na Rádio Celo, MACRISAN, Áudios, e Tv GI, Tv Caipira.

Há um segundo projeto, onde envolve músicas Luso-Brasileiras, acesse.

ENSAIO DE BANDAS.

É um espaço destinado para bandas treinarem, e se prepararem tanto para fazer shows, como gravar as músicas do repertório.

CONCERTO para PIANO/GUITARRA e GRUPO INSTRUMENTAL.

Evento no qual são apresentadas um repertório para piano e grupo instrumental(teclado, guitarra acústica, guitarra elétrica, baixo, bateria, cavaquinho, bandolim, viola caipira, flauta-doce(soprano ou contralto), ou tuitarra e grupo instrumental. Nem sempre são utilizados todos os instrumentos mencionados ao mesmo tempo. Neste repertório, há músicas de vários estilos, abrangendo músicas internacionais, nacionais, e de autoria de integrantes do próprio grupo.

Ouça Concertos em:

Concertos. Tv Concerto.

Composições.

Espaço aberto para apresentação de novos compositores, havendo espaço para envio de partituras e tendo a possibilidade de serem executadas para: Piano, Guitarra ou Grupo Instrumental. Basta enviar para Marcelo Torca em: moralesmp3@gmail.com com o assunto: Música e GI.

Rádio Celo.

Para acessar a Rádio Celo, clique.

Para acessar a Tv Celo, clique.

Participe da programação, saiba como, clique aqui. Livros Eletrônicos.

Livros eletrônicos gratuitos de música podem ser encontrados clicando aqui.

Métodos de música para instrumentos como: Piano, Teclado, Guitarra, Violão, Flauta-Doce, Baixo Elétrico, podem ser encontrados clicando aqui.

Festivais de Músicas.

Festival de Músicas de Carnaval.

Festival de Músicas Dia das Mães.

Festival de Músicas Festas Juninas.

Festival de Músicas Dia dos Pais.

Festival de Músicas Natal e Ano Novo.

Piano Musical.
Projeto de música onde tem por objetivo ensinar Música Clássica desde o período Barroco até o Contemporâneo, lendo partituras, formando conjuntos com várias formações instrumentais com o piano, acústico ou eletrônico, inserindo crianças e adolescentes num repertório musical mais amplo, onde se exige dedicação, disciplina e ocupação sadia por uma atividade educativa.
Os compositores utilizados são: Bach; Haydn; Mozart; Beethoven; Lizt; Villa-Lobos; Francisco Mignone; entre outros. É importante utilizar compositores já consagrados pela história musical, assim como abrir espaço para novos compositores da Música Clássica, e neste projeto há estímulo para compositores, sejam a nível local, estadual ou nacional, mostrarem o seu trabalho sendo executado pelos alunos do projeto Piano Musical.
Este projeto é executado em três níveis:
1º. Consiste em fazer acompanhamento musical com notas simples e rítimo simples, com o reconhecimento da nota dos acordes ou cifras;
2º. Consiste em fazer acompanhamento musical com rítimo mais elaborado, partes do solo da música e melodias alternativas;
3º. Consiste em fazer o solo da música e acompanhamento mais elaborado, onde é preciso ter o domínio da leitura da partitura na parte melódica e rítimica.
Os instrumentos utilizados são: flauta-doce soprano e contralto; cavaquinho; bandolim; violão; guitarra; viola caipira; baixo; teclado; piano; bateria; percussão. Maiores informações clique aqui.
Dia do Saci – 31 de Outubro de 2008 às 20:00 horas.
Concerto de Final de Ano – 06 de Dezembro de 2008 às 20:00 horas.

Carnaval – 23 de Fevereiro de 2009 às 14:30 horas.

Páscoa – 03 de Abril de 2009 às 20:00 horas.

Sexta Brasileira – 06 de Março de 2009 às 20:00 horas.

Dia das Mães – 09 de Maio de 2009 às 20:00 horas.

Juninas – 19 de Junho de 2009 às 20:00 horas.

Clássicos – 03 de Julho de 2009 às 20:00 horas.

Dia dos Pais – 08 de Agosto de 2009 às 20:00 horas.

Independência – 04 de Setembro de 2009 às 20:00 horas.

Dia do Saci – 31 de Outubro de 2009 às 20:00 horas.

Concerto de Final de Ano – 05 de Dezembro de 2009 às 20:00 horas.

Lançamentos.

Espaço reservado para lançamentos de livros, CDs.

Festas Juninas. Livro eletrônico contendo músicas Juninas e Poesias. Data de lançamento: 19 de junho de 2009. Local: MACRISAN.

Os Eventos Musicais são realizados no prédio da MACRISAN: Av. Ezequiel Joaquim de Oliveira, 1729, Paulicéia/SP.

Rádio e Tv.


Marcelo%20TorcaQuantcast

MACRISAN

MACRISAN
Espaço para Artistas Independentes.

Festival de Músicas na MACRISAN - propaganda

Palavra Chave.

Rádio Piano e Arte.